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Consumismo também é estilo de vida? - Fashion Alert

Consumismo também é estilo de vida?

Atire a primeira pedra aquele que nunca foi fisgado por uma campanha publicitária e cedeu ao impulso da compra.

 

Se você é mais ou menos da minha geração, deve se lembrar daquele famoso comercial de TV de uma empresa de chocolate, cujo marketing com a fala de uma garotinha: “compre batom” era como uma espécie de hipnose.

 

Onde quer que se fosse, lá estava a voz da garotinha povoando os pensamentos, e nos levando a desejar e comprar algo que não era um interesse genuíno.

 

É por isso que no artigo de hoje quero compartilhar com você alguns assuntos que tem me visitado e me chamado à reflexão:

 

• O que nós estamos comprando?
• Cedemos ao impulso de campanhas publicitárias que sabem exatamente como nos convencer?
• Ou estamos consumindo de forma consciente, tendo clareza do que estamos levando para casa?

 

Assim como no comercial de anos atrás, hoje, continuam a existir milhares de empresas que tentam nos seduzir com suas campanhas estratégicas.

 

É clichê, mas a maior desculpa publicitária de todos os tempos continua a existir com o “quem não é visto, não é lembrado”, e continuamos sendo bombardeados com tanta sedução.

 

• Será que você consegue resistir?
• Quais são os seus hábitos de consumo?
• Anda comprando sem nem saber o porquê?

 

Há quem se engane, mas o consumismo também é um estilo de vida.

 

As campanhas publicitárias cumprem exatamente seus objetivos, tentando nos convencer de uma compra que não precisamos e, quando cedemos à tentação, sucumbimos ao consumismo.

 

Muitas pessoas colecionam compulsivamente apenas para ter em seus guarda-roupas, porque a blogueira ou influencer está usando, porque é a “última moda”, porque precisa sentir um certo pertencimento… Será que você se recorda qual foi a última peça, batom ou acessório que comprou?

 

Algumas clientes já me relataram que compraram indiscriminadamente várias peças de um mesmo modelo, apenas com cores diferentes, somente para ter no armário.

 

Você já parou para pensar o quanto isso te afeta emocionalmente?

 

Quero deixar algumas reflexões que podem lhe ajudar a consumir de forma mais consciente. Sendo menos impactado por essa grande indústria da mídia, conseguindo escolher o que quer comprar para não ser“sequestrado” por um desejo que não é genuinamente seu.

 

#1 Não compre se estiver triste

 

Comprar pode trazer a falsa sensação de felicidade. No momento você pode sentir alegria e liberdade, mas, logo em seguida, arrependimento. Reflita antes de comprar quando estiver triste.

 

#2 Não compre por desejo, mas por necessidade

 

Existe uma enorme diferença entre desejo e necessidade, avalie bem os seus. Compras por impulso, geralmente são baseadas em desejos. Comprar uma roupa, um sapato, bolsa, acessório sem precisar, é desejo e não necessidade.

 

#3 Evite estar muito exposto às propagandas

 

Como disse no início do nosso bate-papo, as grandes campanhas publicitárias foram feitas para convencer um consumidor a comprar. Tenha consciência e discernimento de que você não precisa de tudo.

 

Teremos sempre direito de escolha sobre nossos comportamentos!

 

Lembre-se: você pode ter estilo, estar na “moda”, se sentir bonita, consumindo de forma consciente e sustentável.

 

Deixo a você um último questionamento: o quanto isso impacta sua vida?

 

Um abraço,

 

Érica Cunha Alvarenga

Stylist and Image Consultant