“Estou operando na bolsa!” Está foi a frase que mudou a vida de Thiago Rocha
Assim um famoso digital influencer do mundo de investimentos financeiros afirmou em seu perfil de uma rede social. Claro que no momento com sua grande legião de seguidores o assunto repercutiu e trouxe ainda mais seguidores
O posicionamento faz parte de uma estratégia , e também me concentrar em como ações deste tipo, de grandes comunicadores, podem refletir sobre nosso mercado e nos cuidados que um novo investidor deve ter.
“Nunca na minha vida pensei que fosse fazer isso e amar (…)”
A nova habilidade, segundo o influenciador foi descoberta recentemente.
Podemos deduzir que ocorreu em meio à pandemia e ao isolamento social imposto pelas medidas para conter o avanço da COVID-19 quando o mesmo era um motorista de aplicativo.
É ótimo perceber que enfim o brasileiro começa a tomar as rédeas do seu futuro e cada vez mais enxerga a bolsa como um importante instrumento para buscar obter os recursos financeiros que lhe possibilitem a realização dos seus objetivos.
Reconheço também a importância dos vários influenciadores e educadores financeiros que como eu surgiram nos últimos anos. Não tenho dúvidas de que uma boa parcela deste movimento se deve ao trabalho bem-sucedido de pessoas sérias e comprometidas com a educação financeira. Mas trago aqui algumas observações fundamentais e que julgo essenciais para o público crescente de investidores.
“Compro e vendo todo dia (…)”
Um day trader faz exatamente isso, todos os dias e várias vezes ao dia. Mas faço uma pergunta: você tem tempo para dedicar a essa rotina?
A “profissão” day trader exige tanta dedicação quanto qualquer outro trabalho, assim como requer a obediência de procedimentos e disciplina. Para obter bons resultados, é necessário bastante estudo sobre os ativos que deseja comprar e vender, para saber o melhor momento para realizar as operações.
Acompanhar as análises de profissionais dedicados exclusivamente à busca destas melhores alternativas é um caminho para investidores que não possuem tanto tempo para se dedicar à caça de oportunidades.
Eu tenho esse controle emocional pra operar na bolsa (…)”
Manter o controle emocional é primordial para operar na bolsa. Além disso, um bom investidor que mira o curto prazo deve ter sempre em mente suas estratégias e objetivos.
Nisto lembro sempre meus mentorados da importância de se estabelecer e obedecer stops e objetivos traçados ao entrar em uma operação.
Se partirmos da premissa que não somos o “Oráculo de Omaha”, acredito fortemente que podemos construir nossas “habilidades” e nos tornar investidores capazes de rentabilizar nosso dinheiro. Isto só pode ser obtido com muito esforço, estudo e disciplina.
Quase como um Cristiano Ronaldo, que conquistou quase tudo quanto o Messi, mesmo sendo reconhecidamente menos habilidoso, mas extremamente profissional e dedicado. Ou seja, para seu sucesso na bolsa, julgo que é mais importante você compreender a parte tática e respeitar as regras do que ter habilidades inatas.
Por fim, gostaria de trazer alguns ensinamentos que obtive em um dos primeiros livros que li quando iniciei no mercado financeiro e que carrego até hoje.
Creio que são bastante pertinentes aos investidores, principalmente aqueles mais arrojados e que objetivam ganhos de curto prazo.
Realize seus lucros sempre cedo demais.
Entre no negócio sabendo quanto quer ganhar; quando chegar lá, caia fora.
Quando o barco começar a afundar, não reze. Abandone-o.
Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como os fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho.
Numa operação que não deu certo, não se deixe apanhar por sentimentos como lealdade ou saudades.
Jamais hesite em sair de um negócio se algo mais atraente aparecer à sua frente.
Jamais tente salvar um mau investimento fazendo “preço médio”