O Projeto será lançado em setembro e possibilitará a formação de jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência sem limite de idade
O Instituto Santa Teresinha, primeira escola particular para surdos de São Paulo, já é referência na educação de surdos há 90 anos e a partir de 18 de setembro lança o Programa Jovem Aprendiz. O projeto tem como principal objetivo, gerar sustentabilidade e expandir as ações filantrópicas da instituição junto à comunidade, além de coligar empresas parceiras para que cumpram a Lei de Cotas de Aprendizes e executem ações sociais inclusivas na capacitação profissional e emprego a adolescentes e jovens.
Segundo a diretora do Instituto Santa Teresinha, a irmã Maria Neoli, os cursos oferecidos dentro do Projeto Jovem Aprendiz serão: Formação de Programadores de Sistemas, Suporte Técnico a TI (Tecnologia da Informação) e Assistente Administrativo. “O principal objetivo é promover educação profissional para adolescentes e jovens que tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do ensino médio, visando capacitá-los com educação de alto nível e incluí-los no mercado de trabalho, propiciando-lhes o pleno exercício da cidadania e auxiliar as empresas a cumprirem a Lei da Aprendizagem, comenta a diretora.
Os conteúdos programáticos serão compostos das disciplinas básicas obrigatórias e das disciplinas específicas de cada curso. Além disso, o instituto criou salas de aula tecnológicas montadas com toda a infraestrutura necessária para atender a demanda dos alunos. O investimento em mobiliário, material didático, notebooks, links internet e lousas digitais foi pensado para atender turmas de até 25 alunos por sala e um corpo docente altamente qualificado. O projeto tem cunho filantrópico e visa expandir as atividades do IST por meio da criação de novas oportunidades na educação e inclusão profissional de alunos formados pela Instituição, escolas públicas e outras instituições que atendem pessoas com deficiência.
Sobre o Instituto Santa Teresinha
O Instituto Santa Teresinha foi fundado há mais de 90 anos, é a primeira escola particular para surdos de São Paulo e tem por objetivo educar, instruir e promover adolescentes e jovens surdos, propiciando seu desenvolvimento integral em seus diferentes aspectos: intelectuais, afetivos, éticos e físicos, assegurando-lhes possibilidade de integração à sociedade de forma cidadã.
Sobre o Projeto Jovem Aprendiz
O Projeto Jovem Aprendiz visa gerar sustentabilidade e expansão das ações filantrópicas da Instituição junto à comunidade e é destinado a empresas, com o objetivo de contribuir ativamente para que cumpram a Lei de Cotas de Aprendizes e executem ações sociais inclusivas de capacitação profissional e emprego a adolescentes e jovens. Voltado para participar do Programa, adolescentes e jovens de 14 a 24 anos e pessoas com deficiência sem limite de idade que preencham os requisitos específicos de cada curso.