Segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA, o Brasil deve registrar 704 mil novos casos de câncer a cada ano entre 2023 e 2025. A estimativa é de um aumento de quase 13% com relação ao triênio anterior. Diante de um cenário tão assustador, os avanços científicos na saúde são aliados e chegam com alternativas de tratamentos e medicamentos mais eficazes. A primeira certeza é que a agilidade no diagnóstico e tratamento é decisiva para aumentar as chances de cura. No Brasil, existem algumas empresas de base tecnológica capazes de desenvolver testes revolucionários. É o caso da Invitrocue Brasil que, investindo na tecnologia de organoides, chegou ao desenvolvimento do teste Onco-PDO (Organoides Derivados do Paciente). Com ele, as células do paciente são cultivadas e testadas contra diferentes drogas quimioterápicas e terapia-alvo, analisando como respondem às diversas terapias. “O método que já é usado na Espanha, Alemanha e Hong Kong está disponível no Brasil e possibilita ao paciente oncológico um tratamento mais assertivo. Geramos organoides a partir do tumor do próprio paciente e em laboratório podemos testar diferentes quimioterápicos, analisando a resposta dos organoides a cada tratamento”, explica Felipe Almeida, CEO da Invitrocue Brasil.
O Teste Onco-PDO leva em conta que cada paciente é único, e isso ajuda o médico a traçar a melhor escolha para aquele paciente específico. Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente as respostas das células tumorais do paciente aos diferentes tratamentos em laboratório contribui para a tomada de decisão dos médicos oncologistas. O benefício é que o Teste Onco-PDO permite verificar especificamente o efeito dessa terapia no tumor do paciente e trabalhar diretamente com as células vivas que formam o câncer em cada caso.
Uma paciente brasileira que testou o método afirmou em um vídeo publicado no Youtube ter tido avanço no tratamento contra o câncer. “Eu consegui ter 8 medicações testadas e encontramos duas que induziram à morte mais de 70% dos tumores, graças a Deus”, disse ela. Todos sabemos que os avanços científicos na saúde são o maior aliado nesta luta, com alternativas de tratamentos e medicamentos mais eficazes.
Disponível no Brasil para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário, o Teste Onco-PDO permite que o médico escolha 8 de 60 drogas para testagem e o resultado demonstrará como as células responderam em laboratório. O relatório, gerado em até 21 dias, fornece informações de como os organoides derivados do paciente reagiram aos diferentes tratamentos testados.
De acordo com o executivo, esse teste traz a inovação em utilizar o organoides, que é o mais perto de um ser vivo in vitro que chegamos para testar medicamentos. “Ao invés de testar em animais, testamos nessa célula viva em laboratório obtendo respostas precisas a cada aplicação, assim, ao invés de submeter o paciente a um protocolo extremamente agressivo que envolve até cinco estágios de luta contra o câncer, oferecemos informação sobre como a célula reagiu a cada tratamento, optando por encurtar o caminho objetivando eficiência em menos tempo. Por exemplo, um paciente que sofre com câncer no fígado muitas vezes tem o pulmão atacado em determinada quimio. Com o teste é possível gerar ao médico uma listagem de medicamentos que funcionarão de maneira mais ágil, muitas vezes, sem tantos efeitos ao resto do organismo em si, entende?”, detalha.
Alguns fatores são preponderantes neste crescimento. Especialistas apontam que a população aumentou, envelheceu, e a idade é um dos elementos de risco. Além disso, o estilo de vida, pouco saudável com relação à alimentação e atividade física, também contribui para o aparecimento da doença. Por outro lado, vários fatores influenciam no sucesso do tratamento dos diversos tipos de cânceres, mas o acesso rápido à saúde está entre os mais importantes. Com os avanços da medicina, desde que seja feito um diagnóstico precoce e específico para cada tumor, aumentam as chances de recuperação. O teste já está disponível no Brasil e para mais informações basta acessar : www.invitrocuebrasil.com.