A semana de moda que está entre as 4 mais importantes do mundo celebrou a reabertura cultural de Londres com desfiles presenciais, on-line e parceria com o comércio varejista da capital inglesa. Nessa nova fase pós pandemia, algumas mudanças e novidades aconteceram. Conversamos com a jornalista e consultora de moda Fernanda Paula Andrade que atualmente mora em Londres e é credenciada ao British Fashion Council responsável pela organização do evento.
Segundo a jornalista o retorno da semana de moda veio com um número bem menores de desfiles e muitos designers ainda optaram pelos desfiles online.
Redação: O que mais te chamou atenção nessa semana de moda?
F: “Mais que nunca notei um apelo muito forte em inclusão social, diversidade e sustentabilidade. Nas passarelas de vários desfiles pessoas de todas as idades, diferentes formatos de corpos, etnias e gêneros .
Redação: O que você viu de tendência?
F: A coleção primavera-verão 2022 (Europa) 2023 Brasil vem com muita cor como já era de se esperar. A alfaiataria estava em grande parte das coleções, o verão pós pandemia vem com toque de glamour e brilho. Mangas bufantes, babados, calças amplas e de boca larga..
Notei muita referência dias anos 70 e 80.
Redação:Fale um pouco sobre algumas marcas que se destacaram:
F: Paul Costelloe trouxe peças com corte impecável, mangas volumosas e cores suaves.
Helen Anthony: apresentou uma coleção ampla, muita transparência, ternos coloridos e estampados e sobretudos leves com botões dourados.
A coleção fundado por Nadeem Anthony levou para as passarelas 50 produções vestidas por modelos reais , mulheres e homens da terceira idade, crianças e jovens.
A marca francesa Paul & Joe trouxe estampas florais, metalizado e peças amplas. As maquiagens vieram neutras e bem sóbrias.
Osman yousefzqda lotou o famoso restaurante Amazônico (inspirado na floresta Amazônica ) com um desfile ousado, chique e único. As peças biodegradáveis esculpiam peças em alfaiataria, túnicas e babados. Outro ponto incrível do desfile foi a campanha ambiental que para cada convidado que estivesse presente no desfile, uma árvore será plantada em reforço a preservação das florestas.
Em fim, o LFW foi bem diferente e cheio de surpresas e com certeza as tendências e mudanças vieram para trazer benefícios tanto na maneira como nos vestimos, como em nosso comportamento em relação ao mundo e ao próximo.Sustentabilidade e diversidade são as maiores tendências de moda e devem ser praticadas e respeitadas em qualquer estação do ano .
Fotos Henry Nicholls